segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Fênix, ou o Tocador de Sinos

Há alguns anos já, eu nem pegava em um par de baquetas com a finalidade de gerar sons. Mais de cinco anos, seguramente.

Eis que, um dia desses, via recado de orkut, tive uma incrível surpresa: era convidado para tocar um carrilhão de cinco sinos em uma peça inédita de música contemporânea. Quem me deu mais essa oportunidade na vida foi o Gláucio, um cara realmente incrível.

Poderia escrever um monte sobre o Gláucio ... há anos eu o acompanho (antes mesmo de entrar na faculdade, eu já ouvia falar dele, como um bom aluno de uma amiga minha). Ele foi meu bixo, claro ... e até conversamos um pouco, mas não muito. Lembro-me de que as peças dele eram criativas ... enfim, um cara bom no mundo capitalista. (Até teve arranjo tocado no Carneghie (?) Hall, em NY)

Afastamo-nos e, graças a Mr. Orkut, ele me deu a chance de participar de um projeto bem legal: a abertura da exposição da Flávia Yue, que estudou na ECA tbm. Ela fez um roteiro sonoro que incluía sinos na praça de sto andré, músicos dentro da "casa do olhar" - um conjunto de câmara e eu, com cinco sinos para explorar e me divertir, dentro de uma sala fechada. As pessoas podiam me ver lá dentro através de um olho mágico que invertia a imagem. O Gláucio "pôs as notas nesse roteiro" e ficou bem legal. Foi no último sábado (22/11).

E eu tive que lembrar como era manejar as baquetas - foi quase como andar de bicicleta. Mas também lembrei de outras coisas ... E infelizmente constatei que os músicos continuam irresponsáveis com seus horários - então uma coisa que poderia demorar 3 horas demora 6, pq todo mundo vai atrasar; o desinteresse de músicos com a própria música (foi comum ouvir a frase "para que estudar harmonia?" etc ... um belíssimo retrato do estado de coisas no mundo capital: educação falha, sem relação com a vida cotidiana etc.

E me lembrei pq parei de tocar. Mas se tiver uma outra dessas ...

ME CHAMA QUE EU VOU!!!!!!!!!!!!!!! pq foi legal pra caramba.

Obrigado mesmo Gláucio, e espero que a gente não demore muito pra se ver de novo não.

Choveu ... foi uma pena. Mas valeu. Estão os dois de parabéns. E o resto do cjto tbm! claro! E eu ... que fiz solos de zumbir na cachola ... hehehehehehe ... abraço!

Nenhum comentário: