sexta-feira, 25 de julho de 2014

Copa e afins

A copa do mundo aqui no Brasil foi interessante ,,, uma festa ... eu, que gosto de futebol (o jogo) adorei ... vi muitos bons jogos e etc ... e o fiasco brasileiro, uma morte anunciada ...
Mas o evento marcou mais por outros motivos ...
Muita gente não conseguiu ver ... e gente ligada ao meio. Vários cronistas esportivos morreram antes - o que não deixa de ser irônico e surpreendente, como todas as mortes.
O que nos deixou realmente abalados foi a passagem de um amigo querido ...
Ele era mais amigo da minha esposa - trabalhavam juntos - e morreu de forma estranha. Foi internado às pressas e, depois de um mês, aproximadamente, no hospital, saiu apenas para ser incendiado no crematório da região. Eu senti.
Um cara de esquerda, como eu, que tinha muito a dar ... essa história de compartilharmos o mesmo tipo de pensamento é estranha ... não se pode dizer o quanto uma pessoa é contra o capitalismo ou a favor ... as pessoas, às vezes, julgam sem saber, de fato, as convicções do indivíduo. Não tivemos muitas discussões a esse respeito ... mas dava para perceber o caráter de seu pensamento ... ele pensava dialeticamente, sempre tentava ver os diferentes ângulos de uma questão. Vai fazer falta.
Eu poderia dizer mais, mas, de fato, não o conhecia bem ... ele foi o primeiro a desenhar alguns croquis para o estúdio - era um projeto mais ousado, que pensamos que seria mais barato para construir, com containers. Ficaram lindos, mas acho que eu não conseguiria me sentir bem dentro daquelas caixas pequenas ...
Quis o destino que ele não pudesse conhecer o resultado final, em madeira. Enfim, faz falta.
Eu imagino que talvez, quando eu me vá, algumas pessoas sintam a minha falta. Tentei, ao longo dos anos - e tento ainda - despertar a reflexão nas mentes dos que cruzam comigo ... por isso, muitas vezes, me acham chato ou inconveniente. Talvez, não sintam muita falta ... rs.
A gente sente mais falta de quem está presente diariamente ... eu, realmente, tenho tido pouco contato com as pessoas ... falta de paciência, ou um motivo real para estar ali. Não importa. Marcar a vida de alguém é algo que só o tempo nos mostra.
No caso do Arquiteto - nosso amigo era arquiteto - sua presença era marcante, mesmo à distância. E faz falta, principalmente nas reflexões que forçava engenheiros e burocratas que conviviam com ele, a fazerem.
Eu gostaria de ter tomado mais cervejas com ele, enfim. Foi um presente estranho para sua esposa - ele se foi no 12 de junho - e uma abertura de copa menos brilhante para os que o conheceram. Foda-se a copa ...
De resto, se as pessoas se preocupassem tanto com a educação e a saúde, como se preocupam com futebol, talvez tivéssemos um mundo melhor. Mas isso não serve a interesses ... refletir. E a mostra disso está no tipo de sociedade em que vivemos, em que temos muitíssima informação e zero reflexão, por falta de tempo. Essa corrida incessante que é a vida impede, em parte, que reflitamos sobre o que vemos, lemos ou mesmo vivemos.
Talvez essa seja uma lição que nunca aprendemos. E que esquecemos cada vez menos, principalmente nas instituições de ensino ... em que somos educados a correr, absorver "verdades" impostas, sem discutir, sem desconfiar.
Vivemos em uma mundo cada vez mais fascista ... ou seria coincidência que, hoje, se fale tanto de Hitler ou gente desse tipo? com admiração, é bom ressaltar. Na tv, então, é uma farra.
Mas, não quero ser chato ... rs ...
Vou tomar meu café quente nessa manhã fria e chuvosa ... pelo menos, as plantinhas se regozijam ...
Bom café.


Nenhum comentário: