terça-feira, 10 de novembro de 2009

Provas

Eu realmente não sei porque temos que submeter nossos alunos às provas. Avaliar continuamente deveria ser uma maneira de conhecer o que o aluno apreende do conteúdo. De fato, seria uma maneira optimal de acompanhar o ritmo do indivíduo.
Quando eu fiz a universidade, não tínhamos provas. Mas, também, não tínhamos conteúdo, salvo raríssimas exceções (uma delas, a mais brilhante e completa, eu transformei no trabalho de mestrado). E eu tenho certeza de que não havia provas para que os professores não pudessem ser contestados.
Qualquer reclamação extra-sala ou mesmo uma "visão diferente" da do professor se refletia na nota final. Algo vergonhoso, que reflete um estado de coisas: a confusão entreo público e o privado que se dá na sociedade capitalista.
No meu caso, faço as provas (e faço questão de fazê-las) justamente para evitar esse tipo de relação com os alunos. E também porque eles mesmos não se respeitam.
É incrível que nenhum deles leia os textos que vc pede: 1/3 lê. O resto, nada. Não realizam os exercícios. E reclamam que vc não deu aula. É incrível!
A vida de professor é assim ... claro: pode ser pior.
Fui a uma defesa de TCC em outra universidade e o professor que me convidou (meu eterno mozo de espadas, a quem cumprimento com deferência) me pediu licença para brigar para receber o salário de junho. Ele ganha bem, até. Bem mais que eu, mas com 5 meses de atraso ... e o MEC não vê essas coisas ...
Mas tem suas compensações ... quando eu descobrir alguma, venho contar.
Por enquanto, basta dizer que me fez bem voltar ao "mundo vivo exterior", embora eu tenha a plena certeza de que o mundo realmente vivo, está, no máximo, num raio de 10 metros do meu quartinho.
Bom dia e bom café (eu mesmo é que voltei a fazer agora, fraquinho e saboroso ...).

Nenhum comentário: