quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Prazer de Cozinhar

Na casa dos meus pais, quem sempre se meteu na cozinha - e muito bem - foi meu pai, desde que me lembro. Realmente não lembro da fase "mamãe cozinheira". Sempre foi "papai cozinheiro" .. hehehehe. Com exceções, claro: doces e esfihas e uma porção de coisas.

Quando tínhamos uns 10 anos, o Jeff e eu nos metíamos a fazer bolo e outras coisas - o Jeff, uma vez, se queimou no pé fazendo puxa-puxa: caiu e o queimou ... um perigo!. Mas era mais ele mesmo ... eu comecei a curtir a idéia de fazer sanduíches e me lembro, até, de sustentar uma discussão sobre o equilíbrio de um sanduíche comparado ao de uma refeição padrão tipo PF. Uma pérola!

Ao morar sozinho, macarrão e pizza eram os pratos mais frequentes, embora eu já me arriscasse a alguns voos ... mas, realmente, não era assim um cozinheiro não ...

Sinceramente, não me lembro agora como começou - deve ter sido fazendo churrasco - mas acabei aprendendo a cozinhar (a Mary ajudou bastante também). Defendo-me. As meninas adoram ... quem faz o jantar das crias sou eu ... sempre.

Acaba sendo uma questão de ego - quando elogiam - mas, comigo, isso não é assim. Eu realemente não me impressiono com elogios: gosto de críticas verdadeiras. Tento sempre ser fiel ao que aprendo das receitas que julgo as melhores, mantendo um sabor rústico "trabalhado": um tipo de cozinha que deixa claro o refinamento com materiais populares ... algo como Chekov, mais ou menos, comparando coisas distantes.

A cozinha é fascinante se pensamos do ponto de vista da transformação dos materiais e, quando se adquire certa prática, poder prever e controlar parâmetros como calor, tempo de cozimento, métodos de transformação: cozido, grelhado, etc, ainda que de maneira empírica, abre caminho para pensarmos na culinária como uma arte/ciência/prática similar à música.

Ao tomar contato, em ocasiões raras, com informações de um meio diverso, pode-se notar a enorme distância que um cara como eu está da "alta culinária"; e não digo como criador, mas como apreciador. Mesmo assistindo a programas de reality show - TOP CHEF é um concurso de chefs - nota-se que me falta adestramento ... hehehehe.

É uma realidade muito distante. Como posso, então, esperar me comunicar através de minha música? Comparando, a coisa é bem similar ... uma música para iniciados ... conhecedores de tudo o que conheço e muito mais, porque só sei que não sei nada.

Um bom café ... vou arrumar o de alguém que acordou com fome.

Nenhum comentário: